Análise das Estratégias Gerenciais de Micro e Pequenas Empresas do Setor Naval Atuantes no Brasil

Descrição: Pequenas e médias empresas somam a maioria dos empregos nos países OECD (Convention on the Organisation for Economic Co-operation and Development), e muitas delas representam uma fatia substancial dos fornecedores e consumidores de grandes empresas. Em função da baixa produtividade em suas operações, somente uma fração sobrevive e se torna uma empresa com crescimento sustentável; assim, estudos mostram que a baixa produtividade é principalmente explicada pela falta de qualidade de gerenciamento dos processos e decisões dentro do conceito de Cadeia de Suprimentos, por exemplo em compras, gestão de estoques, planejamento de demanda e produção, etc. Apesar das diferenças em relação às grandes firmas, as práticas comuns de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em uso em programas de treinamento para pequenas empresas focam em contextos das grandes empresas dos países em desenvolvimento (ex. Walmart, P&G, Zara, etc.), o que minimiza o impacto de adoção das boas práticas de negócios nas pequenas e micro empresas da América Latina. Assim, este projeto tem por objetivo auxiliar o projeto em desenvolvimento pelo Center of Tranportation and Logistics do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que está mapeando e avaliando a eficiência logística pequenas e médias empresas no âmbito da América Latina. O escopo do presente projeto é mapear e avaliar o mesmo processo inicialmente no ramo da engenharia naval e, posteriormente de outras segmentos.

Professores:

Alunos: