Impacto do Porte das Aeronaves Sobre a Infraestrutura e a Operação dos Terminais Aeroportuários

Descrição: Nos últimos anos as companhias aéreas e fabricantes de aeronaves vêm discutindo a necessidade futura de uma nova aeronave maior, na categoria das chamas New Large Aircraft (NLA), capaz de transportar entre 500 e 1000 passageiros (FAA, 1998). Essa nova necessidade deve causar sérios impactos no design, organização e dinâmica das operações aeroportuárias. O crescimento do tamanho das aeronaves associado à expansão da capacidade e à oferta de novos voos tem como consequência a necessidade do aumento das áreas das estruturas aeroportuárias, entre elas estão os terminais de passageiros, os pátios de aeronaves, pistas de taxiamento e pistas de decolagem. O terminal de passageiros requer uma atenção especial, uma vez que as características da aeronave têm um papel importante em seu planejamento que reflete sobre a eficiência de todo o sistema aeroportuário. Quase todos os aspectos do planejamento do terminal são afetados pelo tamanho e capacidade da aeronave. Barros e Wirasinghe (1997) identificam alguns desses aspectos: o número de portões, a geometria do pátio, o processamento de passageiros e a área dos lounges. Outros aspectos também podem ser identificados, como a ocorrência de maior concentração de passageiros em curtos períodos de tempo que damandam salas de embarque maiores, por exemplo. Além disso, a nova distância entre os portões gera a necessidade de revisão dos tempos de conexão em função do tempo maior gasto pelo passageiro para percorrer as rotas (walking distance). Nesse contexto, os objetivos desta pesquisa são: – Identificar e medir os impactos das NLA nos atuais terminais de passageiros aeroportuários que já recebem essas aeronaves; – Tendo em vista que a intensidade dos impactos pode variar em função do conceito de layout e a geometria adotados nos terminais de passageiros, pretende-se avaliar as correlações entre impactos de acordo com a configuração física presente.

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