Logística Portuária: Análise, Modelagem Matemática e Simulação de Operações Visando a Melhoria da Eficiência Operacional

Descrição: Com a nova organização mundial, baseada na constituição de mercados globais, exige-se a criação de sistemas logísticos eficientes, capazes de escoar a produção para os mercados externos. Assim, os portos, como agentes de transporte, devem ser analisados como um elo extremamente importante na integração do mercado nacional e global e, a sua modernização encontra-se entre as principais ações a serem desenvolvidas no plano de redução dos custos nacionais, bem como no aumento das exportações. O Brasil, por apresentar características que o destacam no setor marítimo e fluvial, por possuir 7.408 km de fronteira com o Oceano Atlântico (principal porta de entrada e saída de cargas para o mundo) e devido ao ganho de escala e ao baixo custo, apresenta o modal aquaviário com a maior quantidade de carga escoada do país para o exterior. Assim, é imperativo a reestruturação do sistema portuário, tornando-se crucial analisar e avaliar o desempenho dos portos/terminais para melhorar e ampliar a importância e o desenvolvimento de uma região ou país. A análise dos portos/terminais brasileiros bem como dos agentes envolvidos na atividade do transporte aquaviário (sejam as indústrias, os operadores portuários, navegadores, etc.) é vital para o desenvolvimento regional e nacional, visto que os portos são entrada e saída para conexões com o mercado e, desse modo, a ineficiência ou gargalos apresentados nas operações logística-portuárias poderão tornar-se impedância para o desenvolvimento brasileiro. Em decorrência desse enfoque, a linha mestra desta proposta pode ser resumida da seguinte forma: desenvolvimento de métodos de modelagem matemática e de simulação associados à logística portuária (incluindo-se as operações de transporte marítimo), que permitam realizar uma análise comparativa entre os portos/terminais brasileiros e alguns internacionais, no tocante à eficiência operacional no intuito de reduzir condições indesejadas bem como custos elevados.

Professores:

Alunos:

• Beatriz Chow
  • Jacy Fonseca
  • Melina Vargas (mestrado)