Planos de Mobilidade de Municípios do Nordeste Catarinense

Descrição: A mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades na atualidade. Desde 2012 a Lei 12.587-12, que instituiu as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNUM), orienta os municípios a planejar o sistema de transporte e de infraestrutura viária para circulação de pessoas e cargas. Nesse contexto, esta pesquisa busca a sistematização das etapas de elaboração do Plano de Mobilidade para as diferentes realidades de oito municípios do nordeste catarinense, de modo a atender à Lei específica. Para tanto, a pesquisa conta com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (professores e alunos), da sociedade (população dos oito municípios), do Poder Público (secretarias e órgãos de cada Prefeitura), bem como de representantes da Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense – AMUNESC, com o objetivo de traçar uma visão metodológica no estudo das etapas de elaboração dos planos de cada uma das cidades, estando todos os planos integrados em uma escala regional.

Professores:

Financiador: Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense – Bolsa.