Aplicação de um Jogo Empresarial com Foco na Cadeia de Suprimentos e Distribuição para Alunos de Escolas do Ensino Médio

Descrição: O processo de educação no Brasil segundo relatório da UNICEF (2013) tem apresentado constantes mudanças ao longo das últimas décadas. Com a reestruturação da grade curricular e a fim de propiciar melhor adequação em todas as áreas, o modo de apresentação do conhecimento tem sido alterada, e novas técnicas têm surgido para estimular a interação do aluno no processo de aprendizagem. Uma alternativa tem sido a utilização de jogos empresariais no processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Dentro deste contexto, o projeto visa apresentar conceitos básicos relacionados à cadeia de suprimentos e distribuição à estudantes do ensino médio por meio de um jogo interativo e didático com base teórica desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Além de oferecer aos alunos do ensino médio um conteúdo extraclasse relacionado ao funcionamento de uma cadeia de abastecimento de produtos, tem-se o intuito de divulgar a UFSC e seus cursos, incentivando uma formação no ensino superior na área de engenharia. Os bolsistas participarão ativamente de todas as etapas do projeto, com a formulação do jogo interativo, sua lógica e efeitos nos cenários reais da cadeia de suprimento e distribuição, com a transferência do conhecimento aos alunos do ensino médio, organização das apresentações junto às escolas. Pretende-se atingir pelo projeto pelo menos 150 alunos do ensino médio de diferentes escolas de Joinville.

Professores:

Alunos: