Gestão estratégica e empreendedora de transportes e logística

Descrição: Para que as organizações sejam competitivas em um mercado em que aspectos de desempenho econômico-financeiros e socioambientais são avaliados em níveis de importância semelhantes, estas precisam considerar processos de tomada de decisão adequados a esse novo contexto. Para os transportes, isso é fundamental devido ao seu indispensável papel nos processos produtivos (suprimento) e nas transações comerciais (distribuição física). Com o intuito de melhor atender à demanda, as organizações avaliam diferentes indicadores de desempenho em transportes e essa escolha pode interferir fortemente na forma da organização atuar no mercado, essencialmente no desempenho da cadeia de suprimentos a qual está inserida. Deste modo, para se estabelecer a estratégia organizacional torna-se relevante considerar a inovação, como elemento impulsionador de uma gestão estratégica e empreendedora no campo dos transportes e com uma visão ampliada para toda a cadeia de suprimentos. Sendo assim propõe-se pesquisar: como realizar uma gestão estratégica empreendedora de transportes e logística? Este projeto parte do pressuposto que para ocorrer uma gestão estratégica e empreendedora de transportes e logística, inserida em um ambiente de inovação, é necessário que a mesma esteja baseada em alguns aspectos. Dentre estes aspectos destaca-se: a intermodalidade, a sustentabilidade, a eficácia, entre outros.

Professores: